Câmara Frigorífica

Câmara Frigorífica no Rio de Janeiro

Industrial e Comercial

Postagem original: Empresa de Câmara Frigorífica no RJ



- Câmaras Frigoríficas
- Câmaras Expositoras (walk in cooler)
- Túneis de Congelamento
- Paineis Modulares
- Portas Frigoríficas


A instalação de uma câmara fria é dividida em 3 etapas:

➣ Estudo e Planejamento da necessidade da instalação da câmara.

➣ Organização de todo material que será necessário para Isolamento Térmico Adequado, com painéis divididos em módulos de placas EPS ou PUR (Poliuretano), portas frigoríficas e itens acessórios para montagem e Maquinário de Refrigeração que será utilizado, como a quantidade de evaporadores, condensadores, tubos de cobre e demais acessórios variados de Refrigeração.

➣ E, por fim, a Montagem da câmara Frigorífica, que se dividirá em duas partes. Montagem da parte de isolamento e montagem do maquinário e ligações elétricas dos mesmos.




Porque Instalar Uma Câmara Fria?

Em conceito de conservação de alimentos por controle de temperatura, uma das melhores opções (se não a melhor) é a utilização de câmaras Frigoríficas.

Principalmente para comércios, mercados e grandes estabelecimentos de alimentação, este tipo de armazenagem tem a capacidade de acomodar grande quantidade de alimentos com total eficiência e controle de temperatura adequada.

Em termos de refrigeração, atendendo a necessidade de cada tipo de estabelecimento e produtos oferecidos, há diferentes opções e portes que cobrem praticamente todo tipo de armazenamento e conservação que se apresentam no mercado.

Há diferença entre câmara fria para produtos resfriados e câmara fria para produtos congelados e , dependendo dos tipos de materiais e produtos, quais as formas de armazenamento mais adequados.
 

O que são câmaras frigoríficas? 




Equipamentos que comportam grande quantidade de produtos, construídos com grande espaço físico, de diferenciando se simples refrigeradores e freezers convencionais.

indispensáveis, principalmente no setor industrial, possuem reguladores de temperaturas digitais, o que por vezes não ocorre em ambientes domésticos, que mais comumente utilizam controladores de temperatura analógicos, estes que não apresentam grande precisão.

E, para grandes armazenamentos, a necessidade de monitoramento da temperatura adequada pode evitar grandes desperdícios ou problemas por produtos e alimentos estragados.

Os ambientes são amplos, customizados para acondicionar produtos de maneira personalizada, favorecendo a refrigeração e acesso rápido de pessoas, carrinhos e até alguns tipos de esteiras, dependendo do tamanho da câmara.

Por serem 99,9% personalizáveis e adaptadas de formas diferente a cada necessidade, também podem atender grandes residências, casas de festas, pequenos comércios ou restaurantes, adegas e muito mais. Não existe uma regra para onde podem ser usadas.

O mais interessante das câmaras frigoríficas é a vantagem de poderem ser disponibilizadas e adaptadas a cada circunstancia que se apresente, de acordo com necessidade de cada cliente e utilização.

Seus projetos são formulados para atender o tipo de acondicionamento, segundo normas de local e temperatura, movimentação de usuários e também atender de forma efetiva a logística demandada para diversos tipos de serviços e empresas.

Os projetos são realizados após a conclusão do estudo detalhado da necessidade apresentada, para  melhor dimensionamento térmico, potência e eficiência energética.

Existem câmaras Frigoríficas com medidas padrão que por vezes atendem certas requisições, agilizando o processo de instalação.


Quais Necessidades Atendem?

Auxiliam em qualquer local em que haja necessidade de se manter a conservação de algum produto, principalmente no caso de alimentos, por baixas temperaturas.

Seja me fábricas, simples conservação, transporte, comercialização e locais com preparos de alimentos, como restaurantes, mercados, açougues, dentre outros.

Apesar de todos associarem as câmaras frigoríficas a setores alimentícios, estas também são úteis a outros nichos de mercado, como indústria farmacêutica, banco de sangue, mercado automobilístico, químico, inflamáveis, necrotérios e muitos outros.

Respondendo a questão, Câmaras Frigoríficas auxiliam qualquer atividade em que haja necessidade de se conservar produtos em baixas temperaturas.


Quais tipos de Câmaras Frigoríficas?

As diferenças das câmaras estão, tanto na temperatura que atingem, quanto na necessidade de acondicionamento. É importante também apontar que existe diferença entre câmara de resfriamento e câmara de congelamento.

As câmaras para resfriamento normalmente dão conta de produtos que necessitam de refrigeração próxima a 0°C, já as câmaras de congelamento atingem temperaturas mais baixas, próximo de -25°C.

É interessante observar que estas câmaras não alteram o estado dos produtos, pois produtos que são armazenados resfriados, se mantém resfriados e produtos que são armazenados congelados, se mantém congelados.

Se a necessidade for de alteração de estado, talvez seja interessante adquirir um túnel de congelamento, uma câmara com características especiais para grande porte e congelamento rápido.

Há diversos tipos diferentes no mercado, mas vamos citar 3 formatos mais comuns, para exemplificar os tipos mais utilizados.

Para maiores dúvidas, entre em contato com a gente!

1- Câmara Frigorífica de Resfriamento




São unidades de armazenamento utilizadas para manutenção de temperatura e, por vezes, dependendo do tipo instalado, para resfriamento rápido.

Trabalham com temperaturas de 0°C a 18°C, usadas para manter alimentos e produtos resfriados, sem a necessidade de congelamento.

2 - Câmara Frigorífica de Congelamento

 

 São unidades de armazenamento utilizadas para manutenção produtos em baixíssimas temperaturas (congelados) e, por vezes, dependendo do tipo instalado, para congelamento rápido.
Trabalham com temperaturas de -1°C a -25°C, usadas para manter alimentos e produtos congelados

3 - Walk in Cooler - Câmaras Frigoríficas com Expositor

 

A Câmara Walk-in Cooler é um equipamento voltado para atendimento direto ao público, em que produtos precisam estar expostos para serem pegos por clientes.

Essenciais para lojas de conveniências, padarias, supermercados, dentre outros estabelecimentos.

Facilita a manutenção e exposição do estoque em um único local, ganhando a vantagem do espaço físico, com abastecimento e estoque na parte de trás das prateleiras.
Estas, possuem as mesmas características das Câmaras Frigoríficas Modulares Ártico.


Quanto Custa Uma Câmara Frigorífica?

Saber quanto custa uma câmara frigorífica, ou câmara fria, depende de saber as necessidades que serão aplicadas.

Há diferenças em cálculo de dimensões, poder de resfriamento ou congelamento, bases para instalação e tempo de serviço aplicado.

Não há um valor específico para este tipo de projeto, mas tenha certeza que nós, da Nova Era Refrigeração Rio, temos total respaldo e conhecimento técnico para execução deste tipo de serviço.

Entre em contato, agende uma visita e, através de um estudo de sua necessidade, realizaremos o cálculo do seu projeto nas melhores condições de preço e qualidade possíveis.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serviços de Refrigeração no bairro do Méier e Zona Norte Rio

Instalação de Ar Condicionado no RJ

Conserto de Ar Condicionado no Recreio dos Bandeirantes